Clubes já se planejam para nova testagem em elenco e funcionários

Foto: Divulgação/ Botafogo-PB

Os clubes da Paraíba já estão se movimento para a segunda onda de testagem em seus elencos e grupo de funcionários. Mesmo sem ser uma exigência do Guia Médico da Federação Paraibana de Futebol, a FPF pede que os times façam testes do novo coronavírus a cada 14 dias.

Na última segunda-feira (13), Atlético de Cajazeiras e Botafogo-PB fizeram seus exames pela segunda vez cada. Já Campinense e Sousa planejam realizar novos testes na quarta-feira (15). No caso da Raposa, será feito um dia antes do confronto com o Belo, que marca o retorno do estadual.

Ainda sem data definida, Nacional de Patos e São Paulo Crystal afirmaram que vão realizar o exame antes dos confrontos do final de semana, contra Treze e Perilima, respectivamente.

Segundo Otamar Almeida, diretor executivo da FPF, os clubes devem testar todos seus funcionários a cada 14 dias. Acontece que isso não está sendo seguido à risca por todos. O Treze, por exemplo, iniciou suas testagens no dia 24 de junho, enquanto a Perilima começou no dia 26 de junho.

No dia 11 de julho, ambas as equipes se enfrentaram sem fazer novos exames para a partida. Isso significa que o Galo da Borborema entrou em campo 17 dias após o início da testagem e a Águia 15 dias, superando o prazo de 14 pedido pela federação.

É importante esclarecer que alguns atletas se apresentaram um pouco mais tarde e fizeram seus testes depois dessas datas. Entretanto, a maioria aconteceu nos dias 24 e 26 de junho, respectivamente.

O Galo e a Perilima devem refazer os exames do novo coronavírus antes da reestreia no Campeonato Paraibano, que acontece no próximo final de semana. Todavia, ainda não existe uma data definida para a realização dos testes. No entendimento do alvinegro durante o jogo-treino do fim de semana, o protocolo da FPF só exigia testes antes da reapresentação do elenco. Sendo assim, não haveria mais necessidades de testagem para o início do torneio.

Entretanto, a entidade parece ter comunicado a seus filiados da necessidade de comprovação dos resultados a cada duas semanas, e a equipe, em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, fará nova rodada de testes em sua delegação.

Equipe @Vozdatorcida