Coluna: No reino da fantasia entre Arroz e Petróleo – Adriano Almeida

No reino da fantasia entre Arroz e Petróleo o Botafogo/PB vive seus oito anos de agonia, em uma incompetência fantástica o “Belo” (como é carinhosamente chamado pela sua torcida) não consegue mostrar sua força dentro do futebol da Paraíba e agoniza nos lamentos de sua torcida e da sua história gloriosa no futebol paraibano, já que é o maior detentor de títulos deste estado com 26 conquistas.

A crise é grave, seu último triunfo foi em 2003, e de lá pra cá só em 2006 e 2010 conseguiu chegar às finais, com dois vice-campeonatos, perdendo os títulos para seu maior rival o Treze/PB e assistindo ao mesmo ganhar quatro títulos nesses oito anos. Mais de quem é a culpa?

A culpa é de um conjunto de fatores, melhor dizendo, de todos, diretoria, imprensa, torcedores, de todos mesmo. Mas o que me deixa muito intrigado é que ninguém quer assumir essa culpa, todos se olham e empurram uns para os outros… “foi você, foi você, foi você” e dessa maneira o “glorioso BELO” vai ficando a ver navios e assistindo o tempo passar.

A Diretoria tem culpa em eleger Presidentes inoperantes, incompetentes, laranjas, fantasmas, etc. Ter diretores que usam o clube em seu “bel prazer”, como forma de fazer nome para política, pois é muito bom usar a camisa do Botafogo/PB em uma campanha política seja para vereador, deputado, prefeito, governador e depois jogá-la as traças. Ter diretores que se acham dono de tudo, usam a sua vontade como um inescrupuloso ditador, sem saber o “senhor da verdade” que esse regime já acabou faz tempo, fazem parcerias com inescrupulosas pessoas e usam a marca do clube e depois que tudo afunda com times em campanhas medíocres e logo em seguida vem a público pedir ajuda a torcida “apostem no clube…”.

A torcida tem culpa em ver seu clube de coração afundar e ficar só reclamando em frente de um computador e se escondendo atrás de uma rede social (onde não tem covarde, todos são homens). A torcida é como uma boiada, não sabe a força que tem. Unida, derruba treinador, diretor, presidente. Quantos torcedores são sócios? Quantos torcedores vão ao Almeidão ver os jogos? É muito fácil ficar reclamando, agitando e não fazendo nada, e quando alguém faz é criticado. Ta na hora dessa imensa torcida acorda, pois o Botafogo/PB “é belo e glorioso” e precisa de um grito único e de todos “O campeão voltou”. O problema é saber de onde!?!?

A imprensa tem culpa em ser omissa nos fatos relevantes do clube, em denunciar a incompetência da diretoria, em ter mesadas do bom “Cala a boca e fala bem”, nesse ponto acho que não tem necessidade de falar mais nada.

A solução quando chega ao fim do poço é simplesmente “para de cavar”. No momento em que o Reino da Fantasia do Arroz e do Petróleo não encontra uma alternativa coerente para um futuro próximo, o clube se detém a ficar protestando em um “cai-cai” e “briga na justiça”. Olhem para o melhor do Botafogo Futebol Clube da Paraíba, e não esqueçam o clube é maior do que tudo isso.

Adriano Almeida

Equipe @Vozdatorcida

4 Comentário

  1. O MAIOR TIME DO FUTEBOL PARAIBANO E DE MAIOR TORCIDA É O GALO DA BORBOREMA QUE É ORIGINAL!!!!GAAAAAAAAALOOOOOOOOOOO!!!

  2. Em 1988, o Botafogo/PB ganhou o seu 22º título estadual. De lá para cá, ganhou apenas 3: 1998, 1999 e 2003. São 23 anos e apenas 3 títulos, 25 no total.

    Se tirarmos uma média: a cada 7,5 o Bota ganha um título, mas já faz 8 anos que não ganha. Concluindo: pode ser que o próximo ano seja o ano. Só vai precisar que o Treze e o Campinense deixem.

Faça um comentário