Coluna: Paraibão 2012 na reta final – Élison Silva

A primeira fase do Paraibão 2012 foi realmente emocionante, não há como negar. Apesar do nível técnico não ser dos melhores, a disputa pelas vagas na segunda-fase, que vai se iniciar nesta semana, foi intensa até a última rodada, quando seis times ainda disputavam bravamente um lugar no G4 da competição. O Treze era o único classificado antecipadamente, enquanto Campinense, Paraíba, Sousa, Botafogo e Nacional disputavam os lugares restantes. No fim, a Raposa roubou a liderança do Galo, enquanto o Sousa heroicamente virou o jogo também para cima do alvi-negro de Campina Grande, e o Belo numa arrancada espetacular, e contando com a vitória do Auto Esporte sobre o Paraíba, conseguiu três vitórias nas três últimas partidas e se garantiu na próxima fase da competição também. Já para o rebaixamento, antes da metade do campeonato as vagas de Flamengo e Esporte já pareciam asseguradas, prognostico que só se confirmou com o decorrer do certame.

Os destaques da primeira fase, entre os clubes classificados, foram Warley, com 19 gols em 18 jogos, e não precisa-se explicar o porque da menção ao artilheiro com média de 1,05 gol por partida. Já da equipe do Treze, destaca-se mais o elenco equilibrado e forte, talvez o melhor do campeonato, apesar de não ter conquistado o título do primeiro turno. Do Dinossauro do Sertão destaca-se Vitinho que fez um excelente campeonato, com vários gols e que possui um diferencial técnico dos demais do alvi-verde da cidade Sorriso. No Belo, o comprometimento do grupo, que dispensou vários atletas na reta final, e ainda assim conquistou a vaga, é o maior diferencial. Não é um time muito qualificado tecnicamente, não tem um grande elenco, com peças de reposições boas, mas a partir do momento em que reconheceram suas limitações e as compensaram com garra, passa a vir forte também para os confrontos contra o Campinense.

Agora é esperar o que vem pela frente, apesar da vantagem de Campinense e Treze jogarem por resultados iguais nas semifinais, Sousa e Botafogo vem embalados e em mata-mata nem sempre a qualidade é determinante. Temos tudo para ter mais algumas semanas de jogos emocionantes, no campeonato mais empolgante do Brasil.

Equipe @Vozdatorcida

[adrotate banner="3"]

1 Comentário

Faça um comentário