Confira números de Léo Moura, nova contratação do Botafogo-PB

Foto: Divulgação/ Grêmio FBPA

Está próximo de se tornar oficial. Com vídeos do clube e do jogador afirmando que falta pouco para a chegada, o Botafogo-PB está muito perto de confirmar a contratação do lateral-direito Léo Moura, ex-Grêmio e Flamengo.

Com currículo vasto, o jogador de 41 anos deve desembarcar na Paraíba após ter defendido o Grêmio nos últimos três anos. Lá no Rio Grande do Sul, foi campeão da Copa Libertadores (2017), Recopa Sul-Americana (2018), Recopa Gaúcha (2019) e do Campeonato Gaúcho (2018 e 2019).

Antes disso, o jogador ficou marcado por jogar pelo Flamengo durante uma década, entre 2005 e 2015. Leonardo Moura foi, por muito tempo, capitão da equipe rubro-negra, e ganhou diversos títulos no Rio de Janeiro, virando ídolo de uma geração de torcedores do clube carioca. Entre as taças conquistas estão duas Copas do Brasil (2006 e 2013), um Campeonato Brasileiro (2009) e cinco Campeonatos Cariocas (2007, 2008, 2009, 2011, 2014).

Em 2016, o defensor foi até Pernambuco atuar pelo Santa Cruz. Lá, conquistou mais títulos para seu currículo. Pela Cobra Coral, foi campeão da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano em sua única temporada até então no futebol nordestino.

Mesmo com o rebaixamento do Tricolor do Arruda no Brasileirão daquele ano, Léo Moura teve um bom desempenho individual. O lateral entrou em campo 33 vezes (32 como titular), marcou três gols e deu três assistências. Além disso, teve um ótimo aproveitamento nos cruzamentos precisos, com 28% de acerto. Todos os dados foram retirados do Sofascore, site especializado em estatísticas.

Em 2017, indo reforçar o Tricolor Gaúcho aos 38 anos, o jogador chegou bastante questionado pela mídia e pela torcida. Entretanto, o treinador Renato Portaluppi bancou o atleta, que fez um bom ano no Rio Grande do Sul.

No Brasileirão 2017 jogou pouco, pois o comandante gremista poupou seu time titular no torneio nacional para focar na Copa Libertadores da América. Leonardo Moura iniciou 13 partidas (e entrou em mais três como substituto) naquela edição da Série A, e manteve a boa média nos cruzamentos, com 25%.

Já naquela edição da Libertadores, que o Grêmio levou para casa, Léo foi titular na campanha quase toda, jogando nove vezes, marcando um gol e dando duas assistências.

Entretanto, seu melhor desempenho individual veio no Campeonato Brasileiro de 2018. Foram quatro assistências em 18 jogos, uma pontaria de acerto de 60% nos passes longos e 23% nos cruzamentos. Defensivamente, passou sete partidas sem sofrer gols, e teve uma média de 1.2 desarmes.

No ano passado, em 2019, Léo Moura seguiu com a média dos últimos anos e disputou 19 pelejas (17 como titular). Reserva imediato do seu xará Leonardo, o experiente jogador caiu um pouco de rendimento, mas dava conta do recado.

A média de precisão nos cruzamentos caiu um pouco, para 17%. Além disso, passou apenas três confrontos sem sofrer gols, e chegou a cometer dois pênaltis. Ofensivamente, deu uma assistência.

A única característica do lateral que continuou funcionando perfeitamente foi a bola longa. Leonardo Moura acertou 61% dos lançamentos, com uma média de 2,3 por jogo, e 65% das bolas longas, com média de 2,6 por partida.

Em relação ao número de pelejas disputadas, o número médio dele nos últimos Brasileiros condiz com o que ele vai enfrentar na Série C pelo Belo, uma vez que na primeira fase da terceira divisão, diferentemente da primeira, são disputadas apenas 18 rodadas.

A título de curiosidade, o lateral-direito Israel, do Botafogo-PB, disputou a Série B em 2019 pelo CRB e teve a mesma porcentagem de acerto nos cruzamentos que Léo Moura em 2019 (17%). Entretanto, entrou em campo apenas cinco vezes. A diferença entre os dois fica alarmante nos lançamentos, onde Israel acertou apenas 22%.

Jogando como lateral, ponta ou meia, a tendência é que Léo Moura seja titular absoluto do Botafogo-PB. Tecnicamente, o atleta tem ótimo nível para disputar Série C e Copa do Nordeste. A questão é se o físico, em decorrência da idade, vai permitir.

O anúncio oficial da chegada do lateral-direito deve acontecer na tarde desta segunda-feira (27)

Equipe @Vozdatorcida