Desportiva e Auto Esporte querem anulação do Paraibano de 2018

Foto: Assuero Lima/CORREIO DA PARAÍBA

Rebaixados no estadual deste ano, Desportiva Guarabira e Auto Esporte concederam uma entrevista coletiva na segunda-feira (26) na sede do alvirrubro, em João Pessoa.

É que os dois clubes exigem que sejam aplicadas punições desportivas para Botafogo-PB e Campinense, investigados na Operação Cartola, que trata da manipulação de resultados no futebol paraibano. O Belo teve seu ex-vice de futebol, Breno Morais, e a Raposa o ex-presidente, Willian Simões, banidos do futebol pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva. Além deles, outros dirigentes do time pessoense foram suspensos e receberam multas.

Desta forma, o pedido do Macaco Autino e do Azulão do Brejo é que Bota-PB e Campinense sejam punidos com o rebaixamento e o campeonato seja anulado. Assim, os dois times permaneceriam na primeira divisão estadual.

Ex-presidente do Auto Esporte e advogado do clube, Watteu Rodrigues explicou a situação.

– Se trata de ação de impugnação de resultados, anulação de campeonato, perda de todos os pontos, eliminação da competição, rebaixamento de divisão e devolução de prêmios, com base nos artigos 10 ao 12 e 69 do Código Disciplinar da FIFA e o artigo 119 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva – disse.

Entre a devolução das premiações, entram os recursos recebidos pelo Programa Gol de Placa, que troca notas fiscais por ingressos para os jogos, e o valor é repassado aos clubes pelo governo do estado.

Auto Esporte e Desportiva Guarabira, também pediram na ação, “a decretação da responsabilidade objetiva da FPF, Botafogo-PB e Campinense, por todos os danos decorrentes das ações da organização criminosa, na esfera civil e penal, com o dever de indenizar todos os lesados”.

Por fim, a ação pede para que, caso o pleito não seja aceito pelo TJDF-PB, o estadual de 2019 seja disputado com 12 clubes, sendo os dois rebaixados deste ano incluídos no certame.

Equipe @Vozdatorcida com Correio da Paraíba

Voz da Torcida
Sobre Voz da Torcida 3940 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.