Jornalista conta detalhes da excursão do Botafogo-PB pela Europa em 1984

Primeiro episódio trata das aventuras do Belo no Novo Continente. Arte: Divulgação

No ano de 1984, o Botafogo-PB buscou uma saída diferente para tentar se livrar da precariedade e falta de recursos que era o ambiente do futebol paraibano. E a ideia acabou sendo histórica para o nosso futebol. O Belo acertou uma excursão para Europa, em busca de dólares – que acabou, conseguindo -, mas, mesmo em solo europeu, enfrentou muita confusão e encontrou dificuldades das mais diversas. Nada que o Botafogo-PB não estivesse acostumado. De qualquer forma, entrou para a história como o primeiro time paraibano a jogar em gramados europeus.

Fez até uma boa campanha. Enfrentou adversários conhecidíssimos, como o grego Panathinaikos, o seu irmão astrológico, o Estrela Vermelha, da então Iugoslávia, além do português Estoril. Foram cinco países visitados. Derrotas, empates e vitórias. E muitas histórias na bagagem para contar.

– Naquele tempo, os clubes precisavam inventar coisas para poder arrecadar. Eram muitos jogos no Paraibano, nem sempre dava boa renda. Era um tempo em que a renda de jogos era uma das poucas receitas. Então outras ideias para conseguir ter dinheiro eram necessárias. Os times faziam bingos, por exemplo. No caso do Botafogo-PB, o clube recebeu uma proposta para ir para a Europa. Eram comum essas excursões no futebol brasileiro. Mas no futebol mais periférico do país, não. Por isso, foi um fato histórico – comentou o jornalista Pedro Alves.

A viagem, no entanto, antes até de acontecer, já começou dando o que falar. Os clubes do Campeonato Paraibano e a Federação Paraibana de Futebol botaram dificuldades no início, visto que o Belo estava disputando o estadual naquele momento. E os times não queriam que a competição fosse paralisada. No fim das contas, o Belo foi.

– Houve muita resistência para o time paraibano ir. Antes de acontecer, a viagem já começou problemática. Parecia uma premonição que a coisa seria difícil para o Botafogo-PB a todo momento. E assim foi. Mas, felizmente, tudo deu certo, e quem esteve lá pode contar que venceu times europeus com a camisa do Botafogo-PB – disse.

Confira o episódio “Botafogo-PB na Europa”, o primeiro da série sobre história do futebol paraibano, no canal do jornalista Pedro Alves no YouTube.

Equipe @Vozdatorcida com ASCOM

Voz da Torcida
Sobre Voz da Torcida 4142 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.