Evaristo Piza ensaia mudanças táticas em amistosos no Botafogo-PB

Foto: Divulgação/ Botafogo-PB

Perto de realizar o seu terceiro amistoso na pré-temporada para 2020, o treinador Evaristo Piza, do Botafogo-PB, ensaia alternativas táticas na escalação e revela que usará duas equipes diferentes nos dois próximos amistosos.

O Belo irá disputar dois jogos em dois dias consecutivos, dias 5 e 6 de janeiro, a pedido do técnico. Com isso, precisará usar dois times totalmente diferentes nesses jogos, além de realizar apenas três alterações, como em um jogo oficial.

A primeira partida realizada em 2020 será contra o Vitória de Santo Antão-PE, no próximo domingo (05), às 15h, no CT da Maravilha do Contorno. No outro dia, na segunda-feira (06), o clube enfrenta o Serrano-PB, no mesmo local e horário.

– A ideia é movimentar todos. Eu fiz dois jogos anteriores, onde eu trabalhei 45/45 (minutos). Contra o ABC-RN, eu estendi alguns até os 15 do segundo tempo, e eu preciso, aproximando a estreia (no Campeonato Paraibano), dar um volume total de 90 minutos às equipes. Então eu quero deixar a equipe que teoricamente inicia 90 fazendo as três mexidas que tenho direito em um jogo valendo três (pontos), e na segunda o mesmo procedimento. Então a partir daí, para o último amistoso, contra o Sport-PB, no dia 12, fazendo 90 minutos, com as mexidas de jogo como se valesse três pontos. Por isso eu pedi esse amistoso na segunda-feira. Então eu jogo com uma equipe no domingo e uma equipe na segunda  – explicou o técnico do Botafogo-PB.

Durante os primeiros treinamentos do ano, Evaristo Piza está testando algumas alternativas táticas na equipe, que costuma atuar no 4-2-3-1. O técnico testou novas formações, sendo uma delas com três zagueiros e três homens de frente.

– São dois adversários, o Vitória de Santo Antão-PE e o Serrano-PE, que vão nos trazer dificuldades. A ideia é por a equipe base, que treinou hoje, no domingo, e a segunda equipe na segunda-feira. Mas ainda tem muita água para rolar. Estou trabalhando muito diversificando a plataforma de jogo inicial. Hoje trabalhei parte do treino com três zagueiros, na primeira parte com uma linha de três meias. A ideia é estar construindo essas características para até a semana que antecede a estreia (no Paraibano) a gente estar bem definido na maneira que vai jogar – disse o comandante do time da estrela vermelha.

Um dos testes feitos por Piza no time inicial foi a entrada de Mário Sérgio na frente, com os meias Cássio Gabriel e Rodrigo Andrade flutuando por trás. Eles formariam o trio de ataque nesse cenário.

– Na mudança da plataforma de jogo, a gente transferiu para um 3-4-3, com três zagueiros de origem, uma linha de quatro e mais três (na frente). E esses três, o Rodrigo e o Cássio Gabriel próximos do Mário. Então, (Cássio Gabriel) se transformando até mais em um meia-atacante do que um meia de organização. São jogadores que conseguem exercer essa característica. Isso é bom, essa versatilidade. A gente consegue mudar o modelo de jogo com os jogadores que já estão no modelo anterior. Então é só o encaixe, adianta um pouco mais. Achei que ficou boa a movimentação, me agradou – afirmou.

A estreia do Botafogo-PB no Campeonato Paraibano está marcada para o dia 19, contra o São Paulo Crystal, às 16h, no Estádio Almeidão.

Equipe @Vozdatorcida