Retorno da Copa do Nordeste gera impasse na volta do estadual

Foto: Caio Guilherme/ Voz da Torcida

Uma das justificativas para a pressa de terminar o Campeonato Paraibano era para que o regulamento fosse cumprido e, desta forma, as indicações da Federação para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil de 2021 acontecessem pela classificação do estadual, como é previsto.

Entretanto, a pressa da FPF para definir a volta da competição pode ter gerado um tiro no pé.

É que na noite da última terça-feira (07), a Liga do Nordeste programou o retorno do Nordestão para o dia 21 deste mês, com sede única, em Salvador, com encerramento previsto para 4 de agosto. As datas conflitam com os jogos do Campeonato Paraibano, que volta no dia 18 de julho, e a final está marcada para 9 de agosto.

O Botafogo-PB, representante da Paraíba no certame regional, tem compromisso marcado contra o Vitória na última rodada da fase de grupos, dia 21. Entretanto, a tabela do estadual reserva o dia 22, um dia depois, para o confronto do Belo contra o Sousa, no sertão.

A opção da Liga do Nordeste por uma sede única para a sequência da “Lampions League” é evitar deslocamentos e, consequentemente, contaminação das delegações, que devem ter até 30 pessoas. Sendo assim, caso o time da Maravilha do Contorno não opte por montar duas equipes distintas, a FPF pode ter que modificar, mais uma vez, o calendário do estadual.

O presidente botafoguense, Sérgio Meira, falou sobre o conflito de datas e aguarda reunião com a Federação Paraibana de Futebol, marcada para esta quinta (09), para iniciar o planejamento.

– Estamos aguardando a definição da tabela da Copa do Nordeste. A partir daí, vamos fazer, juntamente com a Federação Paraibana de Futebol, para ver qual a logística que vamos estabelecer para cumprir a tabela dos dois campeonatos. Acredito que não haverá problema para a realização do jogo contra o Campinense, quando vamos nos igualar ao número de jogos dos demais. Sem a tabela da Copa do Nordeste, não podemos especular como serão os demais jogos. Vamos aguardar e conversar com a FPF. Tem reunião marcada para amanhã, e vamos ver qual a forma mais justa e estratégica para que a gente não prejudique nem um nem outro e nem o Botafogo-PB – explicou.

Caso a FPF resolva adiar todo Paraibano para que seu representante dispute o Nordestão, o problema será o choque com o Campeonato Brasileiro. A CBF agendou o início da Série C, que conta com Treze e Bota-PB, para 9 de agosto, que já é a data da grande decisão do estadual. A Série D, ao que tudo indica, se iniciará na primeira semana de setembro.

Aldeone Abrantes, presidente do Sousa, se manifestou contrário a nova modificação na tabela do Paraibano. O clube também se posicionou contra a retomada do torneio em meio ao crescente número de óbitos e contaminações em decorrência da pandemia do coronavírus.

– O Sousa já teve prejuízo demais nesse campeonato e não aguenta novo adiamento não – disse.

Equipe @Vozdatorcida

[adrotate banner="3"]