FPF e Treze se reúnem com a CBF para discutir datas da pré Copa do Nordeste

Marcada, a princípio, para o fim deste mês, seletiva da Copa do Nordeste pode ficar para julho, o que atrapalha o Galo, que não tem mais calendário para 2017

Foto: Divulgação/ FPF

Após a Diretoria de Competições da CBF divulgar, na última sexta-feira (12), o Regulamento Específico da Copa do Nordeste 2018, o presidente da FPF e o diretor de futebol do Treze, Amadeu Rodrigues e Fábio Azevêdo, respectivamente, visitaram a sede da entidade, no Rio de Janeiro, para se reunir com Manoel Flores, titular da referida pasta.

O encontro aconteceu nesta quarta-feira (17). Vice-campeão paraibano, o Galo terá que participar de uma etapa seletiva para chegar à fase de grupo do torneio regional na próxima temporada.

E foi justamente para buscar esclarecimentos sobre essa competição e outros detalhes em relação ao certame, sobretudo questões financeiras, que Amadeu e Fábio se deslocaram até o Rio.

O REC da Copa do Nordeste 2018 foi publicado com maior antecedência para possibilitar a realização da nova Fase Preliminar, o tão badalado e polêmico pré Nordestão, no mês de julho de 2017, respeitando-se assim os 60 dias regulamentares para o início da Copa com relação à publicação deste regulamento.

A etapa seletiva será disputada por oito equipes distribuídas em quatro grupo de dois. Realizado o mata-mata, quatro equipes estarão garantidas na fase de grupos.

Os demais documentos técnicos – Plano de Ação e Tabela Básica – serão publicados futuramente, dentro do prazo estabelecido pelo Estatuto do Torcedor.

Até então seis equipes estão garantidas no pré Nordestão, que vai reunir os vice-campões de Maranhão (indefinido), Piauí (Altos ou Parnahyba), Rio Grande do Norte (Globo), Paraíba (Treze), Alagoas (CSA) e Sergipe (Itabaiana), além dos terceiros colocados de Bahia (Fluminense de Feira) e Pernambuco (Santa Cruz).

Nesta quarta-feira o Piauí definirá seu representante, uma vez que Altos e Parnahyba decidem o estadual. No Maranhão o campeonato está suspenso por conta de imbróglio envolvendo Sampaio Correa e Moto Club na Justiça Desportiva. Finalista, o Cordino aguarda “de camarote”.

O clube campeão da Copa do Nordeste 2018 terá vaga assegurada nas Oitavas de Final da Copa do Brasil de 2019; caso este clube venha a conquistar esta condição por sua participação na Taça Libertadores de 2019 ou por outro critério constante no REC da Copa do Brasil, passará a vaga para o clube vice-campeão regional e assim sucessivamente.

Equipe @Vozdatorcida

Sobre VozdaTorcida.com 49 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.