Unifacisa vence Franca com virada emocionante no fim da partida

Foto: Divulgação/ Unifacisa

O basquete Unifacisa fez história mais uma vez no esporte paraibano e venceu de virada o Sesi Franca, uma das equipes de maior tradição no basquete nacional e internacional, na tarde deste sábado, 19, em partida realizada no Ginásio Poliesportivo H. Villaboim, em São Paulo. Após estar atrás no placar durante boa parte do jogo, a Unifacisa fez um segundo tempo exemplar e fechou a partida, que foi um grande jogo, em 92 a 85.

Os destaques do jogo ficaram por conta do armador Nate Barnes, que anotou 19 pontos, 6 rebotes, 7 assistências e 26 de eficiência. O ala-armador Betinho, com 20 pontos, 2 rebotes e 3 assistências, e o ala-pivô Vinícius Pastor, que marcou 15 pontos e 4 rebotes. Também é importante destacar as atuações de Arthur Pecos e Nehemias Morillo, que marcaram 10 pontos cada, mostrando mais uma vez o equilíbrio e distribuição nas pontuações, uma das principais características da Unifacisa durante a temporada.

Embalado, o basquete Unifacisa vinha de um aproveitamento de 4 vitórias seguidas, em 5 partidas realizadas na última mini sede do NBB. Já o Franca vem fazendo um bom campeonato ocupando a sexta colocação na tabela. Para a Unifacisa uma vitória era importantíssima, não só pelo peso da camisa adversária, como também por suas pretensões de buscar a classificação para a Copa Super 8. Com este cenário as equipes que vieram para quadra com tudo, apresentaram um alto volume ofensivo no primeiro quarto e defesas que oscilaram pontualmente ao longo do primeiro período. Nos arremessos de quadra, o time de Campina Grande arriscou muitos chutes do perímetro, mas não encontrou um bom aproveitamento, convertendo apenas 2 de 10 tentados. Em compensação, o excelente aproveitamento nos lances-livres e arremessos de média distância mantiveram a equipe no jogo e o período terminou tecnicamente empatado.

O segundo quarto permaneceu tão equilibrado quanto o primeiro. As equipes conseguiram povoar muito bem o garrafão, o que dificultou muito os ataques partindo para a cesta. Como alternativa, as equipes mantiveram o volume arremessando. Do lado da Unifacisa, Betinho se destacou durante o período, acertando 100% dos arremessos tentados. O período também foi marcado por uma lesão do pivô, Alexandre Paranhos, que acabou tendo que deixar a partida.  Com isso entrou em quadra o pivô da base da Unifacisa, Fábio Alexandrino, que teve seus primeiros minutos de quadra em um NBB. Mesmo com a saída de um importante jogador, a Unifacisa não se abalou e se manteve no jogo, apesar do adversário estar melhor em quadra durante o primeiro tempo, a vantagem do Franca era de apenas 4 pontos antes do intervalo.

Apesar do jogo bastante equilibrado, a Unifacisa precisava reagir e fez isso na volta do vestiário. O time conseguiu se adaptar às adversidades e encontrou uma defesa mais coesa que forçou erros das principais armas do Franca. Enquanto isso, o ataque não perdoou e marcou pontos decisivos em busca da virada.

O técnico da Unifacisa, César Guidetti, encontrou o equilíbrio certo na rotação entre os seus dois pivôs disponíveis, o experiente Leozão entrava em quadra para uma defesa mais forte, brigando muito pela bola nos minutos em que esteve em quadra. Já o novato Fábio Alexandrino fez bonito no seu primeiro jogo, marcando seus primeiros pontos no NBB, além disso, conseguiu contribuir muito bem no jogo coletivo, encaixando bons bloqueios e dificultando muito o trabalho no garrafão por parte do Franca.

Com o jogo empatado, o último quarto foi marcado por muitas emoções e o fã do NBB foi presenteado com um grande jogo de basquete. Durante boa parte do período as equipes trocaram pontuações e também erros.

O time da Unifacisa parecia mais embalado e assumiu a liderança no placar pela primeira vez, após Nate Barnes converter dois importantes lances-livres abrindo o quarto. A vantagem, porém, era de apenas 1 ponto e tudo indicava uma prorrogação pela frente. Contudo, a estrela da Unifacisa brilhou mais alto em São Paulo e dois arremessos foram decisivos para uma vitória emocionante do time paraibano, Nate Barnes, em forma clássica, apareceu e marcou para 3 pontos. No lance seguinte, Morillo encontrou Vinícius Pastor livre que matou mais uma de 3, levando a vantagem para 6 pontos. Daí para frente, a Unifacisa manteve todo o jogo sob controle e teve a disciplina para fechar um grande jogo de basquete com uma vitória importantíssima para a classificação na tabela e para a história do esporte paraibano.

– Foi uma vitória muito importante, mas vencer o Franca, que é uma das equipes de maior destaque, tanto no cenário nacional como internacional, torna a vitória mais importante ainda e nos dá muita confiança para seguirmos firme dentro da competição, encarando um jogo de cada vez, sempre com muita humildade, buscando trabalhar esse jogo coletivo que é tão importante para nós, como se mostrou nesse segundo tempo – pontuou o técnico da Unifacisa, César Guidetti.

Agora a Unifacisa se prepara para encarar o São Paulo, na próxima segunda-feira, 21, às 20h30, no Ginásio Poliesportivo H. Villaboim, em São Paulo. A partida terá transmissão exclusiva pelo DAZN.

Equipe @Vozdatorcida com Ascom/Unifacisa

Voz da Torcida
Sobre Voz da Torcida 4175 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.