Voz da Torcida é personagem de dois trabalhos de conclusão de curso da UFPB

Foto: Divulgação

Fundado em 2011, o site Voz da Torcida vem realizando desde então uma cobertura jornalística isenta sobre o futebol da Paraíba, sendo duas vezes premiado, uma com o troféu Bento Soares, em 2011, e outra como melhor site esportivo do estado, em premiação da Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE), esta última em 2016.

A equipe do VT é formada desde sempre, em sua grande maioria, por graduandos ou graduados dos cursos de comunicação da Universidade Federal da Paraíba, abrindo oportunidades para quem gostaria de trabalhar no segmento do jornalismo esportivo, com alguns nomes saindo do Voz da Torcida para fazer parte de grandes veículos de comunicação do estado.

Nesta semana, o Voz da Torcida será tema acadêmico na UFPB. Na terça-feira (21), às 14h, no Demid, o graduando do curso de Mídias Digitais, Luís Eduardo de Andrade, vai apresentar seu projeto de conclusão de curso que tem como tema “Voz da Torcida e sua proposta de um jornalismo esportivo e convergência midiática”, que terá na banca os professores Edônio Alves e Nadja de Moura Carvalho, e Lúcio Vilar como orientador.

Luís Eduardo falou sobre o que motivou a escolher esse tema para o seu TCC.

– Sempre fui apaixonado por futebol e por comunicação. Entrei no meio do jornalismo há relativamente pouco tempo, e logo percebi que o Portal Voz da Torcida propunha algo diferente. O mercado de jornalismo, principalmente radiofônico, estava saturado e cheio de figurinhas carimbadas, e logo me identifiquei com o jeito jovem e diferente de fazer rádio. E, pra completar, achei o fenômeno de vocês regressarem ao rádio também altamente impressionante, por isso decidi estudar esse movimento – explicou.

Além do site, o Voz da Torcida sempre contou com a Rádio Voz da Torcida, que transmite, via internet, jogos dos times Paraibanos onde quer que estejam, seja na Paraíba ou fora, cobrindo in loco eventos, como por exemplo, o acesso do Botafogo-PB à Série C, em 2013, e toda campanha do título da Copa do Nordeste conquistado pelo Campinense no mesmo ano.

Na quarta-feira (22), às 10h, no DEJOR, Max Oliveira, que faz o curso de Rádio e TV, e que também atua na área do jornalismo esportivo, apresenta seu projeto que fala sobre as formas novas e antigas de se fazer cobertura futebolística no rádio da Paraíba, no qual membros do VT falam a respeito dessa transição de gerações na área, motivações e novas formas de se comunicar com o torcedor pelas ondas radiofônicas. Na banca, novamente estará presente o professor Edônio Alves, acompanhado de Gilson Souto Maior.

Equipe @Vozdatorcida

Voz da Torcida
Sobre Voz da Torcida 3703 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.