Nesta seção estão disponíveis os trabalhos acadêmicos desenvolvidos sobre o futebol paraibano. Como forma de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento do esporte em nosso estado.
- Documentário
Ano 13: quando nossa bola rolou macia – Maria Izabel Rodrigues e Marília Ferreira (Rádio e TV/UFPB)A maior conquista do Botafogo-PB – Igor Fabrício (Rádio e TV/UFPB)O outro lado da estrela – George Júnior e Pedro Morais (Mídias Digitais/UFPB)
- Grande reportagem
Estrela do Mar E.C – Do brilho ao ostracismo – Rammom Monte (Jornalismo/Faculdade Maurício de Nassau)
- Monografia
A influência dos critérios de noticiabilidade na produção e divulgação de conteúdo sobre o futebol paraibano – Raniery Soares (Jornalismo/FIP)
- Outros esportes
Kickoff – Dez anos de futebol americano na Paraíba – Edgley Lemos (Jornalismo/UFPB)João Pessoa Espctros: do anonimato no futebol americano à glória nacional – Amauri Aquino (Jornalismo/Faculdade Maurício de Nassau)
- Lives durante a pandemia do novo coronavírus com outras temáticas
– Onã Rudá, fundador da Torcida Organizada LGBTricolor, do Bahia, sobre homofobia no futebol.
– Hévilla Wanderley, cientista política, sobre movimento antifascista nas torcidas de futebol.
– Nivaldo Pires, pesquisador do racismo institucional, sobre os atos antirracistas e discriminação racial no futebol.
– João Rodolfo, médico da família e atuante na linha de frente no combate ao coronavírus, sobre os riscos do retorno dos campeonatos durante a pandemia.
– Vitor Sérgio Rodrigues, comentarista do Esporte Interativo, sobre a visão do futebol nordestino no eixo Rio-São Paulo.
– Reudesman Lopes, historiador e fundador do museu do futebol de Cajazeiras, sobre o início do futebol no interior da Paraíba.
– Diego Gadelha, presidente do Basquete Unifacisa, representante do estado no Novo Basquete Brasil, a elite da modalidade no país, sobre a história do projeto, impacto da pandemia e planos para o futuro.
– Diego Martins, presidente do João Pessoa Espectros, time paraibano atual bicampeão brasileiro de futebol americano, apresentando o esporte, modelo de gestão, dificuldades e planejamento para popularização da modalidade.
– Breno Calixto, zagueiro do Treze, sobre ter saído da favela e ex-traficante para virar ídolo instantaneamente em um dos maiores clubes do estado.