Copa do Nordeste é paralisada devido a pandemia do coronavírus

Foto: Augusto Oliveira/ CSA

Seguindo o exemplo dos torneios organizados pela CBF, que foram paralisados pela entidade, assim como vários estaduais da região, como Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Maranhão, a Copa do Nordeste decidiu interromper seus jogos por conta da pandemia do coronavírus que assola o planeta.

Em reunião por conferência pela internet na noite de segunda-feira (16), os clubes participantes do torneio e a Liga do Nordeste chegaram ao consenso de nem realizar a última rodada da primeira fase, marcada para próximo fim de semana, seguindo as orientações da Organização Mundial de Saúde, do Ministério da Saúde e das Secretarias de Saúde dos estados.

A CBF, que participa da organização do certame, será notificada sobre a suspensão do Nordestão nesta terça (17).

Na conferência, houve discordância por parte de alguns clubes, que queriam a realização dos jogos do sábado (21) para que fosse encerrada a primeira fase, entretanto, como há restrições em alguns estados, o que impediria a realização das partidas simultaneamente, foi decidida pela paralisação da competição.

Não há prazo para a disputa destas pelejas.

Eduardo Rocha, presidente da Liga do Nordeste, falou ao Diário de Pernambuco sobre a decisão.

– Os clubes foram surpreendidos, como nós fomos, com uma decisão do governo de alguns estados que praticamente impede a realização de mais jogos e nós não podemos fazer a última rodada pela metade. Então passamos a situação para a CBF. Amanhã certamente ela definirá e imagino que deverá suspender a competição, assim como já fez nas competições que ela organiza, como a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro feminino – explicou.

O posicionamento do Sindicato dos Atletas também foi levada em consideração para que fosse definida a paralisação da Copa do Nordeste.

– São coisas que fogem da nossa vontade, mas não podemos superar o direito à saúde das pessoas. E nem queremos isso. Alguns clubes até sugeriram realizar a última rodada de portões fechados, mas em alguns estados nem isso poderia ser feito. E por ser a última rodada, não podemos realizar alguns jogos e outros não – disse.

Representante da Paraíba na competição, o Botafogo-PB está na terceira posição do Grupo A, com 12 pontos, três a mais que ABC-RN e Sport, que brigam por uma vaga. Na última rodada da primeira fase, o Belo vai enfrentar o Vitória, no Almeidão, precisando de um empate para se classificar sem depender dos outros. Em caso de triunfo, pode ficar na liderança da chave, ultrapassando Fortaleza e Bahia, líder e vice-líder, respectivamente, que tem 14 pontos.

Equipe @Vozdatorcida

Voz da Torcida
Sobre Voz da Torcida 4050 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.