Decreto volta a permitir público nos estádios de João Pessoa

Foto: Caio Guilherme/ Voz da Torcida

A partir de amanhã (16), estádios e ginásios de João Pessoa poderão voltar a receber público, com limite de 20% da capacidade total, mediante alguns protocolos de segurança, quando realizarem eventos. É o que diz o novo Decreto Municipal para combate ao Covid-19, que tem duração até o dia 30 deste mês.

De acordo com a medida, pessoas vacinadas com apenas uma dose poderão ir aos locais, que devem observar o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas, álcool em gel disponível e a obrigatoriedade do uso de máscaras.

Entretanto, apesar da intenção do poder público municipal, existem algumas possibilidades que podem fazer com que os torcedores demorem um pouco mais para retornar às arquibancadas.

Uma delas é o decreto do Governo do Estado, que ainda não permite este tipo de prática. De acordo com entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), caso exista conflito entre decretos municipais e estaduais, prevalecerá o do governo do estado, que é mais restritivo como forma de combater a proliferação do Coronavírus.

Outro impedimento deve vir dos órgãos de segurança dos estádios. Segundo Valberto Lira, presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios da Paraíba, o Ministério Público irá se opor à liberação por não entender que o momento seja adequado para isto, uma vez que estão crescendo os números de casos provenientes da Variante Delta do Covid-19, que é de mais rápida proliferação e contágio. Inclusive, ela é a que lidera no número de casos em todo país atualmente. Este posicionamento é semelhante ao de Geraldo Medeiros, Secretário do Estado da Saúde.

A medida da Prefeitura Municipal de João Pessoa, em curto-prazo, tem o objetivo de permitir público no amistoso da Seleção Brasileira feminina de futebol contra a Argentina, marcada para a próxima segunda-feira (20). Além disso, caso conseguisse liberação da Confederação Brasileira de Futebol, o Botafogo-PB poderia ter torcedores no último jogo em casa da primeira fase da Série C, diante do Jacuipense-BA, no domingo (19), e em um eventual quadrangular final.

Equipe @Vozdatorcida