Unifacisa vence Fortaleza e chega a 10 vitórias no NBB

Foto: Divulgação/Unifacisa

O primeiro Clássico Nordestino de 2021 aconteceu em Brasília, no Distrito Federal. Unifacisa e Fortaleza se enfrentaram pela terceira vez no NBB, na tarde desta quinta-feira, 11, às 17h, no Ginásio da ASCEB. Nos dois primeiros jogos a Unifacisa saiu vencedora e neste terceiro confronto não foi diferente, se mantendo invicta no Clássico Nordestino dentro do NBB, pelo placar de 87 a 75. Esta foi a décima vitória da equipe no campeonato e colocou a Unifacisa de vez na briga pela sétima posição na tabela.

Os destaques do jogo ficaram por conta do ala-armador Betinho, com 15 pontos e 3 assistências. Alexandre Paranhos, o rei dos duplo-duplos, conquistou mais um com 12 pontos, 14 rebotes, 23 de eficiência e um jogo quase perfeito. E o armador argentino Fábian Sahdi, teve sua partida mais expressiva vestindo as cores da Unifacisa até aqui, com 12 pontos, 3 rebotes e 2 assistências.

O basquete Unifacisa iniciou o jogo com uma atitude bem diferente do último, contra o Cerrado, apresentando muita energia dentro de quadra. Com uma defesa muito bem montada, a equipe anulou o ataque adversário e não cedeu nenhum ponto nos primeiros quatro minutos de partida.

Ofensivamente, o time comandado por César Guidetti utilizou bastante o ataque em transição, uma das maiores características da equipe, principalmente quando o armador Arthur Pecos está dentro de quadra. O time de Campina Grande logo abriu 9 a 0, forçando o Fortaleza a um pedido de tempo. Mesmo conseguindo pontuar, o time cearense cometeu muitos erros e também não soube parar os ataques dos campinenses dentro do garrafão, muito bem aproveitados pelo pivô da Unifacisa, Alexandre Paranhos, que marcou 10 pontos só no primeiro quarto, para contribuir com o placar de 25 a 16 para o time paraibano no período.

O segundo período começou com um volume menor de jogo, mas com uma bela cesta de 3 pontos do dominicano Nehemias Morillo, que apesar de ter perdido todo o segundo tempo do último jogo contra o Cerrado, devido a um pequeno problema no pé, esteve à disposição do técnico César Guidetti nesta partida. Se ofensivamente a Unifacisa perdeu um pouco de ritmo, defensivamente a equipe manteve a mesma intensidade, com uma defesa sufocante, o time foi muito superior nos rebotes para manter o time no controle do jogo, indo para o vestiário na liderança por 43 a 35.

Na volta para o terceiro período a Unifacisa foi dominante e fez um quarto quase perfeito, abrindo com dois arremessos de 3 pontos seguidos, um convertido pelo Felipe Vezaro e outro por Vinicius Pastor. A defesa seguiu firme, sufocando o adversário, sem oferecer qualquer chance ao Fortaleza. De maneira muito coletiva e com muita disciplina, a Unifacisa soube rodar a bola para encontrar os jogadores em melhores condições de finalizar as jogadas. Toda a intensidade e consistência apresentada no terceiro período geraram resultados e o time de Campina Grande foi para o último período com uma vantagem de 21 pontos no placar.

Com o jogo nas mãos, o time da Unifacisa só precisou administrar o tempo e as suas posses de bola para garantir a segunda vitória na mini sede de Brasília, a décima do campeonato e a terceira contra o Fortaleza dentro do Novo Basquete Brasil, pelo placar de 87 a 75. O NBB entrará em uma pausa, a partir do dia 14 de fevereiro, devido a janela de jogos da fase classificatória dos campeonatos da FIBA. A Unifacisa volta às quadras no próximo dia 24 de fevereiro, desta vez para enfrentar o KTO/Caxias do Sul, às 14h, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes.

– Essa foi uma vitória muito importante porque agora nós temos vantagem no confronto direto contra eles, são duas vitórias e isso pode fazer a diferença mais pra frente no campeonato. Tivemos uma baixa no segundo quarto, que foi mais equilibrado, mas do terceiro período para frente nós imprimimos o ritmo de jogo que nós queríamos e isso foi fundamental para nossa vitória – afirmou o ala-armador da Unifacisa, Betinho.

Agora a Unifacisa volta para Campina Grande e só entrará em quadra novamente no próximo dia 24 de fevereiro, para encarar o KTO/Caxias do Sul, às 14h, no Ginásio Professor Hugo Ramos, em Mogi das Cruzes. A partida será transmitida ao vivo pela TV Itararé e Youtube do basquete Unifacisa.

Equipe @Vozdatorcida com Ascom/Unifacisa

Voz da Torcida
Sobre Voz da Torcida 4206 Artigos
O Portal Voz da Torcida trabalha com a difusão de informações sobre o futebol paraibano desde 2011. Onde houver uma equipe paraibana de futebol competindo o Voz da Torcida estará fazendo a cobertura jornalística.