MP libera torcida caso Bota-PB e Campinense avancem no Brasileiro

Foto: Paulo Cavalcanti/ Botafogo-PB

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (23), foi definido que os torcedores poderão voltar aos estádios na Paraíba, ao menos em João Pessoa e Campina Grande, que tem seus clubes, Botafogo-PB e Campinense, ainda disputando o Campeonato Brasileiro.

Participaram do encontro a Secretaria de Estado da Saúde, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, representantes dos clubes, Federação Paraibana de Futebol, Ministério Público da Paraíba e Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Ficou acertado que Belo e Raposa poderão comercializar até mil ingressos para seus jogos no Almeidão e Amigão, respectivamente.

Entretanto, Valberto Lira, Procurador do Ministério Público e Presidente da Comissão de Prevenção e Combate a Violência nos Estádios da Paraíba, falou que, para o caso do rubro-negro da Rainha da Borborema, essa possibilidade não será possível de ser disfrutada no próximo sábado (25), contra o Guarany de Sobral-CE, na primeira partida das oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro. Ele explicou que as restrições desta vez são da própria Confederação Brasileira de Futebol, organizadora da competição.

– Ficou acertado que poderá haver até mil torcedores nos estádios em Campina Grande, nos jogos do Campinense, se progredir na Série D, e também em João Pessoa se o Botafogo-PB conseguir ir adiante na Série C. Para o Botafogo-PB, essa é a única pendência (classificação), mas para o Campinense tem outra pendência, que a CBF determina que só poderá haver público no jogo se houver público no jogo de volta, a reciprocidade. E o Guarany de Sobral já enviou ofício afirmando que não terá público no seu jogo – disse.

Para os torcedores que forem comprar os ingressos, será necessário, além dos protocolos sanitários de distanciamento, uso de máscara e álcool em gel, a apresentação, juntamente com o bilhete de entrada, do cartão de vacinação com as duas doses da imunização contra a Covid-19, ou o cartão com a primeira dose, além de um teste negativo recente para o novo Coronavírus.

A discussão sobre o retorno dos torcedores aos estádios começou efetivamente na última semana, quando o decreto da Prefeitura Municipal de João Pessoa permitiu acesso a 20% da capacidade de estádios e ginásios municipais. Entretanto, Botafogo-PB x Jacuipense não teve público pois o Almeidão pertence ao Governo do Estado, que ainda proibia a prática. Logo depois, Campina Grande também liberou a presença de 15% do máximo permitido nos equipamentos esportivos municipais.

Agora, a expectativa será a disputa do quadrangular final da Série C pelo Belo e as quartas de final, o mata-mata do acesso, da Série D para a Raposa, para que os adeptos voltem para o concreto, algo que não ocorre desde março de 2020.

Equipe @Vozdatorcida