Piza aponta erros a serem corrigidos, mas exalta DNA do Botafogo-PB

Foto: Cristiano Santos

Líder e virtualmente classificado para o quadrangular final da Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB já está a todo vapor na preparação para enfrentar o Figueirense, no próximo sábado (03), pela décima sexta rodada da competição, no estádio Almeidão, em João Pessoa.

Apesar da excelente campanha na terceira divisão, alguns torcedores do Belo se mostram preocupados pela fragilidade defensiva apresentada pelo time nas últimas partidas, especialmente pelos gols tomados no fim dos jogos, situação que é compartilhada pelo treinador Evaristo Piza, que quer uma solução imediata para estes problemas.

– Temos situações recorrentes, de gols parecidos, que a gente tem que sanar. Não quero atribuir responsabilidade individual a ninguém, mas algumas ações a gente consegue controlar. É ter concentração o tempo todo, no fim de jogo, principalmente. Foram passados em vídeo alguns gols que sofremos de cabeça, em momentos que temos que olhar bola e jogador, isso é o básico. Alguns detalhes não podem mais ocorrer, não dá para tomar mais gols de cruzamento, foram seis ou sete gols assim. Não podemos correr riscos de sofrer em momentos decisivos – declarou.

Apesar de admitir publicamente situações que precisam melhorar, Evaristo Piza também fez questão de exaltar a competitividade de seus atletas. Com apenas uma derrota na competição e sofrendo com muitos desfalques há mais de um mês, e segue sempre nas primeiras posições da tabela.

– As vezes o nível de jogo cai por conta da falta de conjunto. Até a oitava rodada a gente repetiu muito uma espinha, tivemos poucas mudanças, com mudanças na linha da frente, mas a base era bem sólida até o setor do Edmundo, e variava os três da frente com o Pipico. Depois começou ter suspensões, lesões, e vão acontecendo as mexidas. Continuamos competitivos, mas pode perder o conjunto. Vistosamente, a equipe não vem apresentando um jogo bonito, mas está sendo eficiente e competitiva. Não estamos desistindo, as vezes sai atrás e vai buscar reverter a situação. Esse DNA está sendo muito forte. Agora com o retorno de todos, a chegada das contratações, temos que fortalecer, usar os quatro jogos também para isso, para iniciar o quadrangular com todos aptos – disse.

Alguma destas mudanças para o time podem acontecer nesta partida, com a regularização e melhor condição física e técnica de alguns reforços. Com exceção do meia Elvinho, que deve demorar um pouco mais a ser regularizado, e dos volantes Thallyson e Lucas Siqueira, além do atacante Dudu, lesionados, e dos suspensos Lenon e Gabriel Leite, Piza conta com o retorno de Wendel Lomar e pode promover as estreias de Henrique Dourado e Iranilson.

No caso do lateral, uma questão pesa para que ele possa ter que esperar um pouco mais. É que Erick, que vinha sendo o substituto de Lenon, está com dois cartões amarelos, e tem a oportunidade de tomar mais um para cumprir suspensão e entrar zerado no quadrangular. Dourado, porém, deve ter seus primeiros minutos.

– Henrique (Dourado) chegou bem, trabalhou, estava se cuidando, é um cara profissional ao extremo, só que falta o campo. Ele está desde março sem participar de ações coletivas, de jogo, mas precisa pegar o tempo, ainda mais jogador de área como ele, que precisa de tempo da bola, posicionamento do corpo. Essa semana ele está evoluindo mais – encerrou Piza.

Equipe @Vozdatorcida

[adrotate banner="3"]