Planejamento é iniciado e Botafogo-PB renova com Gerson Gusmão

Foto: Guilherme Drovas

A semana começou com o Botafogo-PB iniciando seu planejamento para a próxima temporada.

Com a classificação para a Copa do Nordeste de 2022 assegurada na última quinta-feira, a diretoria botafoguense se reuniu na Maravilha do Contorno ontem (22) com o técnico Gerson Gusmão para tentar convencê-lo de permanecer no clube no ano que vem. E conseguiu.

No fim da noite, o Belo anunciou, por meio de suas redes sociais, que o treinador de 47 anos seguirá no comando da equipe.

Gerson Gusmão foi contratado após a sexta rodada do Nordestão de 2021, depois de uma derrota para o Treze por 1 a 0, no Distrito Federal, que se juntou ao péssimo rendimento e um modelo de futebol ultrapassado implantado por Marcelo Vilar na equipe. O treinador campeão da Série D e Paraibano em 2013 com o clube foi responsável também pela formação de boa parte do elenco, mas rapidamente foi visto que um erro havia sido cometido.

O gaúcho de Novo Hamburgo caiu nas semifinais do Paraibano, mas colocou um grupo de jogadores desacreditado para jogar de forma competitiva, com auxílio de algumas contratações pontuais, como o caso do volante Tinga, e levou o time a ter chances de acesso para a Série B até a última rodada do quadrangular final da terceira divisão, quando precisava vencer o Ituano, mas perdeu.

O bom trabalho rendeu fruto esportivo e financeiro no último jogo da temporada, quando venceu o Vitória, no Barradão, nos pênaltis, após buscar o empate por 2 a 2 no tempo normal depois de começar perdendo por 2 a 0. E o dedo do treinador se fez nítido com as entradas de Esquerdinha, que participou dos dois gols, e com a ousadia de colocar o goleiro Paulo Gianezini no último minuto do tempo normal para a disputa de penalidades, na qual defendeu uma cobrança e converteu o chute que garantiu a vaga na fase de grupos do torneio regional em 2022 e uma cota de mais de R$ 1 milhão pela participação na competição.

Ao todo, 37 jogos no comando da equipe, com 14 vitórias, 18 empates e 5 derrotas. Com o aproveitamento de 54%, o mais destacável é que destas partidas, em 21 delas o time não sofreu gols.

Devido as lesões e a legislação que determina a prorrogação contratual dos jogadores pelo tempo em que estiverem se recuperando, além do treinador, que renovou o vínculo, o Botafogo-PB tem confirmado no elenco de 2022 os atacantes Rafael Barros e Bruno Gonçalves e o lateral-esquerdo Lucas Gabriel, além do jovem Gabriel Yanno, dab ase do clube, o atacante Welton Felipe, que recebeu sondagens do futebol europeu, mas tem contrato até o meio do ano que vem.

Equipe @Vozdatorcida