CBF divulga calendário do futebol brasileiro para 2019

Foto: Raniery Soares/ Paraíba Press

Com início da pré-temporada marcado para o dia 2 de janeiro, a Confederação Brasileira de Futebol divulgou nesta quarta-feira (03), o calendário para o ano de 2019.

Asim como neste ano, os campeonatos estaduais contam com 18 datas, distribuídas entre os dias 20 de janeiro e 21 de abril. Como o Paraibano de 2018 teve início antes da data programada pela CBF, teve 20 datas no total, fato que pode se repetir no ano que vem. Porém, o arbitral para decidir o formato e duração do torneio ainda será convocado pela nova presidenta da FPF, Michelle Ramalho.

Diferente de outros anos, a Copa do Nordeste não foi incluída no calendário divulgado, mesmo com a confirmação da realização do certame, que será disputada em novo formato, com dois grupos de oito times, favorecendo a realização de clássicos. O sorteio dos grupos será na noite desta quarta-feira (04).

Após o fim dos estaduais, inicia-se o Brasileirão. A Série C, que conta com Botafogo-PB e Treze, começa já no dia 28 de abril, uma semana após a final do torneio doméstico, e termina 6 de outubro. Já a Série D, que terá Campinense e Serrano como representantes da Paraíba, tem seu pontapé marcado para o dia 5 de maio, e seu fim programado para 18 de agosto.

Diferentemente das Séries A e B, terceira e quarta divisões não terão pausa durante a Copa América, que será disputada no Brasil entre 14 de junho e 7 de julho.

Uma novidade neste novo calendário é que 21h30 será o limite para o horário do início das partidas.

Equipe @Vozdatorcida