Treze tem segundo pior início de estadual desde o rebaixamento

Foto: Ramon Smith/ Treze FC

No início dos anos 2000 até o começo da década de 2010, o torcedor trezeano se acostumou com anos de vitórias, times com os maiores investimentos do estado e campanhas surpreendentes, como na Copa do Brasil de 2005, quando o Galo foi até as quartas de final e acabou sendo eliminado pelo Fluminense na decisão por pênaltis.

Depois, os tempos mudaram. Desde 2011 sem levantar uma taça, o Galo chegou a ficar sem divisão nacional para disputar em 2016 e 2017. No ano passado, voltou a jogar a Série D, e logo conseguiu o acesso para a Série C. Pareciam que os tempos de glórias estavam para voltar ao estádio Presidente Vargas.

Mas não está sendo bem assim. O começo de 2019 vem sendo duro para o torcedor alvinegro, fazendo lembrar o pior ano da história do clube. Com apenas duas vitórias e quatro derrotas em seis rodadas do estadual, o Treze tem seu segundo pior início de Campeonato Paraibano desde o ano de seu primeiro e único rebaixamento, que aconteceu em 1994. Na ocasião, o Galo só conseguiu seu primeiro triunfo na oitava rodada, em um 2 a 1 sobre o Vila Branca. Nos seus primeiros seis jogos naquele ano foram três derrotas e três empates.

Antes da atual temporada, só em 1997 o time do bairro São José teve uma arrancada pior, quando venceu apenas uma partida, por 3 a 0, diante do Confiança, nos seus primeiros seis jogos.

Nesse intervalo de 25 anos desde sua queda e seu retorno a elite estadual em 1996, em outras temporadas o Treze também só havia vencido apenas duas vezes, em 2009, 2007 e 2003, mas tinha conseguido dois, um e três empates, respectivamente.

A torcida alvinegra está na bronca e, após a derrota para o Esporte de Patos no último fim de semana, invadiu a sede do clube e descontou a ira em seis carros que estavam no estacionamento. O presidente galista, Walter Rodrigues, usou seu Twitter para compartilhar as imagens e repudiar ato de vandalismo.

Com 6 pontos na tabela do Grupo A, apenas um a mais que o lanterna Serrano, o Treze recebe o Atlético de Cajazeiras, vice-líder do Grupo B, no próximo domingo (24). A pedido da direção alvinegra, a partida foi transferida para o estádio Amigão, e terá início às 16h. Caso o Lobo da Serra vença o CSP no sábado (23), o Galo da Borborema poderá dormir na zona de rebaixamento do estadual.

Equipe @Vozdatorcida