Botafogo-PB volta a vencer e fica perto da vaga na próxima fase

Botafogo-PB e Jacuipense-BA se enfrentaram no fim da noite deste domingo (19), no estádio Almeidão, em João Pessoa, em jogo válido pela décima sétima rodada do Grupo A da Série C do Campeonato Brasileiro e que valia também o futuro de ambos no torneio. Em um duelo bastante truncado e com muitas faltas, Welton Felipe garantiu a vitória que deixa o time paraibano muito próximo de uma vaga na próxima fase.

Antes da bola rolar, o Belo precisava da vitória para permanecer no G4 e para encostar na liderança, e depender apenas de uma derrota sobre o rebaixado Santa Cruz na última rodada para se classificar. Para isto, o técnico Gerson Gusmão optou por duas mudanças na equipe com relação aos últimos jogos, que foram as entradas de Felipe no gol na vaga de Lucas, e o retorno de Gabriel Araújo para a lateral-esquerda no lugar que estava sendo ocupado por Tsunami. Já Jonilson Veloso escalou os baianos apenas sem o volante Peixoto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Os primeiros minutos de partida foram muito brigados. O time paraibano, aparentemente afobado, tentava esticar muitas bolas dos zagueiros direto para o ataque, buscando Welton Felipe ou Juba, mas facilitava o trabalho da defesa adversário. E o time grená, quando tinha a bola, buscava se organizar, mas não tinha criatividade para fazer o goleiro Felipe trabalhar.

Somente aos 31 minutos o Belo ofereceu algum perigo. Depois de jogada pela direita com Welton Felipe, a bola foi cruzada para a área, ninguém aproveitou, e ela ficou com Gabriel Araújo do outro lado, que dominou e bateu firme, de canhota, mas o chute subiu demais e foi por cima da trave.

No minuto seguinte, Gabriel Araújo mais uma vez apareceu bem, agora jogando pela esquerda, e cruzou para a área, na medida para Welton Felipe finalizar, mas o atacante botafoguense desviou de forma displicente, de direita, e a bola foi a esquerda da meta de Jean.

Mais a vontade em campo, o Botafogo-PB passou a arriscar mais e, aos 37, Éderson arriscou da intermediária e o arqueiro baiano precisou se esticar para espalmar para escanteio, e evitar a abertura do placar no Almeidão.

Mas melhor chance da primeira etapa foi do Jacuipense. Aos 47 minutos, Janeudo recebeu a bola na intermediária e soltou a bomba. O arremate desviou em Daniel Felipe e explodiu no travessão botafoguense, assustando demais ao goleiro Felipe.

Foto: Suelânio Viegas

Segundo tempo

Para tentar melhorar a equipe e aprimorar o setor ofensivo, após o intervalo Gerson Gusmão tirou o atacante Éderson, pouco participativo no primeiro tempo, e colocou Juninho para organizar o meio-campo. Já o Leão do Sisal veio com Luís Fernando na vaga do amarelado Kaefer.

Em lance de bola parada, aos 13 minutos, Gabriel Araújo cobrou falta na área, a defesa rebateu, Juninho pegou a sobra e bateu de canhota. A bola desviou na zaga, e o goleiro, no reflexo, defendeu com o braço direito e mandou para escanteio.

Aos 27 minutos, Radar chutou da meia esquerda cruzada e Felipe caiu para fazer a defesa com alguma dificuldade, mas sem dar rebote.

Com muitas mexidas, o Belo se desorganizou em campo, mas voltou a assustar aos 32, quando Clayton interceptou a bola na entrada da área baiana e chutou cruzado. Por pouco Marcos Aurélio não acertou um carrinho para empurrar para o fundo do gol.

No minuto seguinte, Welton Felipe arrancou pela intermediária, puxou para a direita e bateu cruzado, firme, obrigando Jean a se esticar todo para desviar com a ponta dos dedos e mandar pela linha de fundo.

De tanto insistir, o gol saiu. Aos 35 minutos, Cleyton recebeu de Juninho, chutou de canhota, a bola desviou a defesa e Welton Felipe se aproveitou para, da entrada da pequena área, fuzilar a bola e estufar a rede, deixando o Belo em vantagem no jogo e garantindo a vitória por 1 a 0.

Com o resultado, o Botafogo-PB ficou com pontos 26 e na quarta colocação da tabela. O Jacuipense, por sua vez, . Na última rodada, que será toda disputada no próximo sábado (25), às 17h, o Belo encara o rebaixado Santa Cruz, no Arruda, enquanto o Leão do Sisal recebe o Altos-PI, no Barradão.

Para se classificar, o time da estrela vermelha precisa vencer o tricolor pernambucano. Caso empate, ainda avança se o Ferroviário vencer o Floresta por até dois gols de diferença.

Ficha técnica

Botafogo-PB 1 x 0 Jacuipense-BA

Campeonato Brasileiro Série C 2021
Grupo A – 17ª rodada
Estádio: Almeidão (João Pessoa)

Arbitragem: Rafael Martins Diniz (DF); Kleber Alves Ribeiro (DF) e Lucas Torquarto Guerra (DF)

Gols: Welton Felipe (B)
Cartões amarelos: Gabriel Araújo, Juninho, Marcos Aurélio (B); Kaefer, Dionísio, Luís Fernando, Jean, Railon (J)

Botafogo-PB: Felipe, Sávio, Daniel Felipe, Willian Machado, Gabriel Araújo; Tinga, Pablo (Cleyton), Clayton (Tsunami); Juba (Marcos Aurélio), Welton Felipe e Éderson (Juninho). Técnico: Gerson Gusmão.

Jacuipense-BA: Jean, Gedeilson, Tiago Alves, Railon, Radar; Kaefer (Luís Fernando), Dionísio, Janeudo (Eudair); Bruninho (Bambam), Douglas (Thiaguinho) e Jeam. Técnico: Jonilson Veloso.

Equipe @Vozdatorcida