Súmula relata insultos e agressão à equipe de arbitragem em Cajazeiras

Foto: Reprodução

O duelo entre Atlético de Cajazeiras e Desportiva Guarabira neste domingo (05), no estádio Perpetão, foi repleto de cenas lamentáveis. A partida, válida pela Segunda Divisão do Campeonato Paraibano, foi repleta de confusões e os episódios podem gerar prejuízo para o Trovão Azul do Sertão. Os acontecimentos foram narrados pela equipe de arbitragem na súmula do jogo.

No relato consta arremesso de objetos pela torcida do Atlético de Cajazeiras, invasão de campo por parte de diretores do time sertanejo, além de insultos aos árbitros e também à Federação Paraibana de Futebol.

A FPF ainda não se pronunciou sobre o fato. A Associação Profissional de Árbitros e Auxiliares de Arbitragem de Futebol da Paraíba (APAFUT-PB) emitiu nota de repúdio, classificando como “inadmissível qualquer ato de violência, desrespeito ou intimidação”.

CONFIRA O TRECHO NA SÚMULA QUE FALA SOBRE A CONFUSÃO NO PERPETÃO:

Aos 28 minutos do segundo tempo foi arremessado um copo com líquido amarelo em direção ao banco de reservas da equipe visitante. Não foi atingido ninguém. Aos 39 minutos do 2º tempo, foi arremessado uma garrafa com líquido transparente em direção ao banco de reservas da equipe visitante. Em ambos os casos, veio da arquibancada onde estava a torcida da equipe mandante. Aos 48 minutos do segundo tempo, após o gol de empate da equipe visitante, a torcida da equipe mandante arremessou diversos objetos em direção ao campo de jogo como copos, garrafas, latas de cerveja, sandálias e gelo. Ninguém se machucou. 

Aos 48 minutos do segundo tempo, após o gol de empate da equipe visitante, iniciou uma confusão generalizada envolvendo ambas as equipes e suas comissões, com invasão de campo de diversas pessoas uniformizadas com a camisa do Atlético denominando-se como diretores, dentre eles os senhores Matheus Alves, Victor Anderson e Francisco Tiago, proferindo as seguintes palavras em direção a equipe de arbitragem: “você é uma bandida”, “você veio tomar da gente”, “isso é uma palhaçada”, “seus filhos da puta”. 

Ainda durante a confusão, o Sr. Paulo Albuquerque, presidente da equipe mandante, desferiu as seguintes palavras em direção a equipe de arbitragem: “ela veio com o resultado na mão, essa Federação é uma palhaçada”, “seus ladrões”, “essa rapariga”, “você quer prejudicar 3 meses de trabalho da gente”, “eu que pedi pra botar você no jogo e você faz essa palhaçada”, “cansei de passar pano para a Federação”.

A partida foi finalizada antes do tempo dado de acréscimo devido a confusão generalizada, sendo necessária a ação da Polícia Militar para retirar os dirigentes e alguns torcedores da equipe mandante que se encontravam nas imediações do campo de jogo.

Após o término da partida, o Sr. Matheus Alves, diretor do Atlético, uniformizado com a camisa do clube, foi em direção à equipe de arbitragem, batendo palmas de forma irônica e proferindo as seguintes palavras: “parabéns, vocês tentaram, mas não conseguiram”.

Informo que a equipe de arbitragem, ao deixar o campo de jogo com a escolta da Polícia Militar, foi arremessada uma lata de cerveja vinda da torcida mandante, acertando o 4º árbitro, o Sr. Romário Medeiros, sendo necessário ser atendido pela ambulância e levado ao Hospital Regional de Cajazeiras, precisando passar por sutura com três pontos no local do ferimento.

Informo que nos sentimos ofendidos em nossa honra e moral. Informo que os capitães não assinaram a comunicação de penalidades, devido a falta de segurança no local para a equipe de arbitragem ir aos vestiários.

Confira a nota da Apafut-PB:

A Associação Profissional de Árbitros e Auxiliares de Arbitragem de Futebol da Paraíba (APAFUT-PB) vem a público manifestar seu veemente repúdio ao lamentável episódio ocorrido após o término da partida, quando a equipe de arbitragem foi covardemente atacada pela torcida do Atlético de Cajazeiras.

Durante a confusão, o quarto árbitro Romário Medeiros Soares de Souza foi atingido por uma lata de cerveja, lançada das arquibancadas, sofrendo um corte no supercílio. O profissional precisou ser atendido pela equipe médica presente no estádio e, posteriormente, encaminhado ao hospital para realização de procedimentos médicos.

A APAFUT-PB considera inadmissível qualquer ato de violência, desrespeito ou intimidação contra profissionais que exercem suas funções com seriedade, imparcialidade e compromisso com o futebol paraibano. Tais atitudes ferem os princípios do esporte, colocam em risco a integridade física dos árbitros e mancham a imagem do futebol da Paraíba.

Manifestamos nossa solidariedade à equipe de arbitragem envolvida e exigimos das autoridades competentes — Federação Paraibana de Futebol, Comissão Estadual de Arbitragem, Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol da Paraíba (TJDF-PB) e órgãos de segurança pública — a apuração rigorosa dos fatos e a responsabilização exemplar dos envolvidos.

A APAFUT-PB reafirma seu compromisso com a defesa, valorização e segurança dos árbitros e assistentes paraibanos, e reforça que não tolerará nenhum tipo de violência dentro ou fora dos gramados.

João Pessoa, 05 de outubro de 2025

APAFUT-PB – Associação Profissional de Árbitros e Auxiliares de Arbitragem de Futebol da Paraíba

CONFIRA O VÍDEO DA CONFUSÃO (imagens: Netlineplay)

Equipe @Vozdatorcida COM ARENA CORREIO

[adrotate banner="3"]