Fortaleza domina Belas e complica a vida das paraibanas no Brasileirão A2

Fortaleza consegue segunda vitória contra o Botafogo-PB e complica a vida das paraibanas. Foto: Lucas Emanuel/ Fortaleza EC

Abrindo o returno da primeira fase do Campeonato Brasileiro A2 de Futebol Feminino, as Belas do Belo amargaram a segunda derrota consecutiva para o Fortaleza, desta vez com o placar de 3 a 0, com gols de Mariana, Aninha e Zizi. A partida válida pela quarta rodada, ocorreu na tarde deste sábado no CT Ribamar Bezerra, em Maracanau, no Ceará.

Retrancado e tentando chances em contra-ataques, a equipe liderada por Gleide Costa foi dominada pelas Leoas durante toda a partida. Desde os primeiros minutos, o Fortaleza apertou a marcação acima do meio campo das Belas. Com a pressão, as donas da casa abriram o placar aos cinco minutos com Mariana. A camisa 9 recebeu livre dentro da área, deslocou a goleira Maria Alyce para abrir o placar.

Sem recuar ou diminuir a intensidade, as Leoas ampliaram com a atacante Aninha aos 16 minutos, após cruzamento da lateral Isabella Mendes. Com a vantagem, a equipe comandada por Débora Ventura administrou o placar. Mesmo recuando, o Botafogo-PB não conseguiu ser efetivo para chegar próximo a meta defendida por Taluane com perigo. Sem Willie, afastada por lesão e Chikungunya, Gleide Costa vem improvisando a meia Priscila Dallas como ponta. A jogadora é uma importante peça alvinegra na criação de jogadas e, fixa como centroavante, o papel de criação fica neutralizado pelas defesas adversárias.

Já no segundo tempo, as Leoas voltaram com o objetivo de manter o ritmo e buscar ampliar o placar. O terceiro gol saiu de jogada ensaiada quando a meia Janyelle achou a zagueira Zizi dentro da área que desviou de cabeça e marcou o terceiro do Tricolor de Aço. As Belas conseguiram uma tentativa de reação após cobrança de falta de Fafá, que encontrou a atacante Rafaela bem posicionada para o cabeceio que passou perto da meta defendida por Taluane.

Fortaleza consegue segunda vitória contra o Botafogo-PB e complica a vida das paraibanas /Foto: Lucas Emanuel/ Fortaleza EC

Com o resultado, as Belas se distanciam do objetivo de classificação para a segunda fase da comepetição. Isto porque a dupla cearense, Ceará e Fortaleza ocupam a primeira e segunda colocação com vantagem de 9 e 7 pontos, respectivamente. O Botafogo-PB aparece na terceira colocação com 3 pontos, seguida pela lanterna UDA-AL com um jogo a menos e um ponto. A quarta rodada será encerrada neste domingo, com o confronto entre Ceará x UDA. Mesmo com a campanha invicta até o momento, o jogo a menos abre a possibilidade das alagonas se distanciarem da lanterna e de um possível rebaixamento.

Em novo formato, quatro equipes com as piores campanhas serão rebaixadas para a série A3 de 2023. Pelo dinamismo dos grupos, os lanternas de cada tendem a ser os virtuais rebaixados. Outro critério de desempate é o saldo de gols. Até o momento, no Grupo C, as Belas possuem o pior saldo com -8.

Para as paraibanas, restam dois compromissos. O próximo no Estádio Almeidão, recebendo a UDA-AL no dia 17 de julho. A participação na primeira fase será encerrada contra o Ceará, no dia 23 de julho, na Cidade Vozão.

[adrotate banner="3"]